A Força do Movimento



A Força do Movimento

Encerrou-se o Congresso de Bauru, promovido pela USE. Ficaram lágrimas e muitas saudades. Foi um evento magnífico, com expressiva participação, organização brilhante, um bom nível doutrinário. Depois de muitos meses de trabalho, vem a compensação: as alegrias da realização, nos encontros, nos abraços, no ambiente fraterno, nos estudos. E fica novamente uma lição empolgante: a força da união, a força do movimento.
Precisamos valorizar muito a aproximação entre os espíritas. A Doutrina é por si só de grande alcance em favor da Humanidade, mas cada um de seus trabalhadores está numa localidade, o que é óbvio e natural. Sentem vontade de estarem juntos, estão sempre a conversar, especialmente via fone, mas cada um tem seu compromisso localizado, sua quota de esforço a realizar na região, local ou instituição a que está vinculado, por força de compromissos assumidos e aceitos. Porém, é nos eventos e encontros que o Movimento proporciona, que nos reabastecemos para nossas lutas. É um acréscimo de energia, pois que a Doutrina já nos transmite essa energia. Mas, temos necessidade sim do contato físico, do encontro, do abraço, da conversa, da troca de idéias, da constatação do valor desta força que é a aproximação entre os espíritas. 
Mas, pensemos que a Causa é muito maior que a Casa. É claro que a dedicação à Casa que nos vinculamos é importante, mas é fundamental que possamos dar nosso esforço também em favor da Causa, pois que esta contagiará outros companheiros, esta fortalecerá outros grupos, esta fará o que muitas vezes não conseguimos fazer sozinhos. E a Causa Espírita surge com grande transparência no Movimento Espírita, que embora feito por homens imperfeitos, reflete a dinâmica e os objetivos da Causa. 
Importante, pois, que nos vinculemos ao Movimento, que não nos fechemos entre as paredes de um Centro Espírita. Mas, que estejamos em contato com o Movimento, que participemos de suas realizações, que motivemos e levemos nossos grupos a participarem de eventos, inclusive oferecendo condições para isso. Isto tem uma força incrível, pois somente quem participa consegue avaliar o que significa esta troca de motivações, onde os espíritas se encontram e vivem o ideal em sua plenitude. Verdadeira antecipação do clima espiritual que encontraremos nos planos espirituais, se o merecermos pelo comportamento coerente com o Evangelho. 
Às vezes, observo espíritas desanimados, preocupados apenas com fenômenos, restringindo a atividade espírita ao passe e à quase obrigação semanal de ir ao Centro, ouvir, tomar o passe e sair, sem nenhuma vinculação com mais nada. Ora, isso é Espiritismo? Não, não é! Espiritismo é alegria, é trabalho, é compromisso, mas é também união pelo objetivo comum. Fechar-se, recusar a troca de experiência, estar indiferente aos esforços pela Causa, parece-nos muito mais egoísmo e até ignorância dos princípios da Doutrina, que veio para todos. E se veio para todos, conclama à união, para que dessa união, todos sejam beneficiados. 
Costumo viver uma situação engraçada. Sinto-me já dependente desta força do Movimento. Ela me alimenta, preciso dela, não consigo dispensar-lhe, porque sinto que ela completa o trabalho, motiva-nos de maneira surpreendente. E é fácil explicar: ela é fruto da força da própria Doutrina, toda racional, alegre e operante...
Orson Peter Carrara

Nenhum comentário:

Postar um comentário