Controle Sobre as Emoções


   

 Controle Sobre as Emoções


Dentro de cada um de nós existem duas mentes distintas que quase sempre atuam em harmonia. Chamamos de mente racional e emocional.
A mente emocional é impulsiva e intimamente ligada aos instintos primitivos do ser humano, instintos que muitas vezes são essenciais para a proteção do indivíduo diante de situações de perigo, é o gatilho que dispara os mecanismos fisiológicos como a liberação de adrenalina no sangue que faz você correr ou defender-se diante de uma situação extrema. Já a mente racional, está ligada à nossa capacidade de reflexão e análise. São dois modos distintos de responder às experiências ou estímulos que recebemos do meio em que vivemos.
Sabemos que a mente emocional é mais rápida que a racional, portanto, diante de qualquer acontecimento, inicialmente somos tocados por emoções como alegria, tristeza, raiva ou medo, após alguns instantes nossa mente racional passa a trabalhar analiticamente de forma ponderada e reflexiva oferendo-nos uma leitura mais adequada da situação. É a mente racional que reflete nossa real situação evolutiva.
Sabendo disto, é evidente a importância que o controle sobre nossas emoções pode exercer sobre nossas vidas e sobre o nosso relacionamento com as pessoas à nossa volta. Muitas vezes, nos deixamos conduzir pelas emoções frente às situações cotidianas, que não mereceriam maior atenção se avaliadas racionalmente, mas que no auge do acúmulo dos inúmeros transtornos comuns da vida moderna, acabam por transformarem-se em grandes problemas, como por exemplo o motorista do carro da frente que insiste em não nos deixar passar, o semáforo que demora a abrir, a internet que está lenta, seu computador que travou, entre tantas. Como resultado passamos a maior parte do dia convivendo com emoções negativas que além de trazer prejuízos ao convívio social, também podem acarretar problemas de saúde sérios como quadros depressivos por exemplo.
Ao aprender a lidar com nossas próprias emoções estamos também optando por viver uma vida mais leve, alegre e saudável.
O verdadeiro espírita deve continuamente procurar pelo equilíbrio emocional. Baseados numa fé racional, amparada no conhecimento e na compreensão das leis e dos mecanismos que regem o universo, somos convocados e devemos esforçar-nos a reagir com equilíbrio e racionalidade diante das inúmeras situações de conflito com as quais nos deparamos frequentemente.
Porém, se perdeste o controle, e num ímpeto de cólera, assemelhando-se mais ao animal primitivo do que ao homem civilizado que és, feriste quem tu amas ou causaste qualquer mal, ainda assim, não creia que este momento reflita na verdade quem tu és, pois quase sempre não és somente tu que ages neste momento. Eleva teu pensamento à Deus e pede ajuda e esclarecimento. Nosso mentor espiritual está sempre presente para inspirar-nos equilíbrio e paciência.
É claro que nenhuma mudança profunda ocorre do dia para a noite, um comportamento há muito tempo arraigado passa a fazer parte de nossa personalidade, desta forma, para mudar é necessário muita disciplina e disposição. Basta não desanimar, pois muitas vezes vamos falhar, mas somos aprendizes e podemos errar enquanto aprendemos, faz parte do processo.
Força sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário