O Centro Espírita



O Centro Espírita


Na introdução de sua obra “O Centro Espírita” o professor Herculano Pires escreve: 
“Se os espíritas soubessem o que é o Centro Espírita, quais são realmente as suas funções e a sua significação, o Espiritismo seria hoje, o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra.Temos no Brasil o maior, mais ativo e produtivo movimento espírita do planeta. A expansão do Espiritismo em nossa terra é incessante e prossegue em ritmo acelerado. Mas o que fazemos, em todo este vasto continente espírita, é um esforço imenso de igrejificar o Espiritismo, de emparelhá-lo com as religiões decadentes e ultrapassadas, formando por toda parte núcleos místicos e, portanto fanáticos, desligados da realidade imediata.O Centro Espírita não é templo nem laboratório, é para usarmos a expressão espírita de Victor Hugo: point d´optique do movimento doutrinário, ou seja, seu ponto visual de convergência. Podemos figurá-lo como um espelho côncavo em que todas as atividades doutrinárias se refletem e se unem, projetando-se conjugadas no plano social geral, espírita e não espírita”.

Muitos anos se passaram desde que Herculano Pires escreveu a obra citada. No entanto, será que refletimos sobre a função do Centro Espírita?
Nossa Casa, deve ser um local de estudo e aprendizado dinâmico das obras básicas, que são o guia para a interpretação dos fatos ocorridos no presente, pois nos compete discutir todos os problemas da atualidade sejam eles sociais, científicos, culturais ou religiosos.
O Centro Espírita deve ser o local onde aprendemos a adquirir hábitos novos reconstruindo a nossa vida, onde temos a oportunidade de entender o porquê da nossa atual existência, onde passamos a ter consciência de que não devemos apenas pedir e lamentar.
  “O Centro Espírita não é uma casa de oração com rituais, com cantos, lugar onde exercemos o “compromisso” da semana, nos desobrigando da “religiosidade”. O Centro Espírita é local de trabalho onde o homem se reestrutura, despojando-se do “Homem Velho” e transformando-se no “Homem Novo. É uma escola de formação espiritual e moral “. (Dirigente Espírita - julho/agosto  2001)
É o lugar onde aprendemos a desenvolver idéias novas em virtude  dos novos conhecimento adquiridos.
Onde discutimos essas idéias e as colocamos em  prática. É o agente de um movimento cultural e espiritual do mais importante, pois trata do saber humano e objetiva à inserção do Ser no Mundo. E no dizer do professor Herculano,“no Centro Espírita não se podem restringir as atividades apenas ao aspecto religioso e assistencial. Sem o constante e livre estudo da Doutrina,  dirigido sem pretensões, mas também sem o receio de abordagem dos seus pontos mais difíceis, não conseguiremos superar o estágio embrionário em que ainda permanece grande parcela do movimento doutrinário”. 
Lilia Alonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário