Orações




Orações

AJUDA-TE, E O CÉU TE AJUDARÁ
Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos
abrirá; pois todo aquele que pede recebe, e quem procura acha, e
se abrirá àquele que bater à porta. Qual é o homem dentre vós que
dá uma pedra a seu filho quando lhe pede pão? Ou, em lhe pedindo um peixe, dá uma serpente? Se, pois, sendo maus como sois,
sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, com quanto mais forte
razão vosso Pai, que está nos Céus, dará os verdadeiros bens
àqueles que Lhe pedirem. (Mateus, 7:7 a 11)

QUALIDADES DA PRECE
(...) Mas quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e, com a porta fechada, orai a vosso Pai em segredo; e vosso Pai, que vê
o que se passa em segredo, vos dará a recompensa. Não faleis
muito em vossas preces, como fazem os pagãos, que pensam
que é pela quantidade de palavras que são atendidos. Não vos
torneis semelhantes a eles, pois vosso Pai sabe do que tendes
necessidade mesmo antes de pedirdes a Ele. (Mateus, 6:5 a 8)
2. Quando vos apresentardes para orar, se tiverdes alguma coisa
contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos
Céus, perdoe também os vossos pecados. Se não lhe perdoardes,
vosso Pai, que está nos Céus, também não perdoará os vossos.
(Marcos, 11:25 e 26)

EFICIÊNCIA DA PRECE
 Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis, e vos
será concedido. (Marcos, 11:24)
 Há pessoas que contestam a eficiência da prece, baseando-se no fato de que, se Deus conhece nossas necessidades, não é
necessário que as revelemos. Acrescentam ainda que, como tudo se
encadeia no Universo pelas leis eternas, nossas preces não podem
mudar as leis de Deus.
Sem dúvida alguma, há leis naturais e imutáveis que Deus não
anulará conforme os caprichos de cada um. Mas daí a se acreditar
que todas as circunstâncias da vida estejam submetidas ao que se
usa chamar de fatalidade, há uma grande diferença. Se fosse assim, o homem seria apenas um instrumento passivo, sem
livre-arbítrio e sem iniciativa e, neste caso, só lhe restaria curvar a cabeça aos golpes dos acontecimentos, sem procurar evitá-los; não tentaria procurar desviar-se dos perigos. No entanto, Deus deu ao homem a razão e a inteligência para utilizar-se delas, deu-lhe a vontade para querer; a atividade para ser ativo. Porém, tendo o homem liberdade de ação em todos os sentidos, seus atos lhe acarretam para si e para os outros conseqüências conforme o que faça ou deixe de fazer. É por essa razão que certos acontecimentos acabam, obrigatoriamente, escapando ao que costumamos chamar de fatalidade, mas que em nada alteram a harmonia das leis universais, da mesma maneira que o avanço ou o retardamento dos ponteiros de um relógio não anula a lei do movimento que rege o seu mecanismo. Deus pode, portanto, atender a alguns pedidos sem alterar a imutabilidade das leis que regem o conjunto, desde que se submetam à sua soberana vontade.

AÇÃO DA PRECE.
TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO.
  A prece é uma invocação. Ao fazê-la o homem entra em
comunicação pelo pensamento com o ser ao qual se dirige; pode
ser para pedir, para agradecer ou para glorificar. Podemos orar por
nós mesmos, por outras pessoas, pelos vivos ou pelos mortos. As
preces dirigidas a Deus são ouvidas pelos Espíritos encarregados
da execução das vontades d'Ele, e as que são dirigidas aos bons
Espíritos são igualmente levadas a Deus. Quando oramos para outros seres que não a Deus, é somente na qualidade de intermediários que eles as recebem, pois nada pode se realizar sem a vontade de Deus.
 (...) Pela prece, o homem atrai para si o auxílio dos bons Espíritos

que o vêm sustentar nas suas boas resoluções e lhe inspirar bons

pensamentos. Ele adquire assim a força moral necessária para vencer as dificuldades e voltar ao bom caminho, se dele se afastou. Dessa forma, pode desviar de si os males que atrairia devido às suas próprias faltas.
Um homem, por exemplo, vê sua saúde arruinada pelos excessos que cometeu e arrasta, até o fim de seus dias, uma vida de sofrimentos. Terá ele o direito de lamentar-se por não obter a cura? Não, já que poderia ter encontrado na prece a força para resistir às tentações.

Pai Nosso

Os Espíritos recomendaram colocar a oração dominical, o Pai Nosso, no início desta coletânea, não somente como prece, mas
também como símbolo. De todas as preces, é a que colocam em
primeiro lugar, porque veio do próprio Jesus (Mateus, 6:9 a 13) e porque pode substituir a todas conforme a ideia e o sentimento que se lhe atribua. É o mais perfeito modelo de concisão*, verdadeira obra prima, sublime na sua simplicidade. De fato, sob a forma mais singela, resume todos os deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo. Encerra uma profissão de fé, um ato de adoração e de submissão, o pedido das coisas necessárias à vida e o princípio da caridade. Dizê-la em intenção de alguém é pedir para outrem o que se pediria para si mesmo

Pai nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome!
Acreditamos em vós, Senhor, pois tudo revela vosso poder e vossa
bondade. A harmonia do Universo testemunha uma sabedoria, uma prudência e uma previdência que ultrapassam toda a compreensão humana.
O nome de um ser soberanamente grande e sábio está inscrito em todas as obras da Criação, desde o ramo da erva e o mais pequeno inseto até os astros que se movem no espaço. Em todos os lugares, vemos a prova de um amor paternal. É por isso que cego é aquele que não vos reconhece em vossas obras, orgulhoso aquele que não vos glorifica, e ingrato aquele que não vos rende graças.
Venha a nós o vosso reino!
Senhor, destes aos homens leis perfeitas de sabedoria, que os
fariam felizes se as seguissem. Com essas leis, fariam reinar entre si a paz e a justiça; ajudariam-se mutuamente ao invés de prejudicarem-se como o fazem; o forte ajudaria o fraco ao invés de massacrá-lo; evitariam os males que geram os abusos e os excessos de todas as espécies. Todas as misérias da Terra vêm da violação de vossas leis, pois não há uma única infração a essas leis que não tenha conseqüências inevitáveis.
Destes ao animal o instinto, que o mantém no limite do necessário,
e ele se conforma naturalmente com isso. Ao homem, além do instinto, destes a inteligência e a razão; destes também a liberdade de respeitar ou violar aquelas de vossas leis que lhe dizem respeito pessoalmente, ou seja, de escolher entre o bem e o mal, a fim de que tenha o mérito e a responsabilidade de suas ações.
Ninguém pode alegar ignorância de vossas leis, porque, em vossa
previdência paternal, quisestes que fossem gravadas na consciência de cada um, sem distinção de cultos, nem de nações. Aqueles que as desobedecem, é porque vos desconhecem.
Chegará o dia em que, de acordo com vossa promessa, todos praticarão, e então a incredulidade terá desaparecido. Todos vós
reconhecerão o Senhor soberano de todas as coisas, e o reinado de
vossas leis será vosso reino na Terra.
Dignai-vos, Senhor, a apressar a sua vinda, dando aos homens a
luz necessária que os conduza ao caminho da verdade.
Seja feita a vossa vontade assim na Terra como nos Céus!
Se a submissão é um dever do filho com relação ao pai, do inferior
com relação ao superior, quanto maior não deve ser a da criatura em relação ao seu Criador! Fazer vossa vontade, Senhor, é obedecer vossas leis e se submeter sem lamentações aos vossos decretos divinos. O homem se submeterá a ela quando compreender que sois a fonte de toda sabedoria e que sem vós nada pode. Então fará vossa vontade na Terra como os eleitos a fazem nos Céus.
O pão nosso de cada dia, nos dai hoje!
Dai-nos o alimento para a manutenção das forças do corpo; dai-nos
também o alimento espiritual para o desenvolvimento de nosso Espírito.
O animal encontra sua pastagem, mas o homem deve o seu alimento à sua própria atividade e aos recursos de sua inteligência, porque
vós o criastes livre.
Vós lhe dissestes: “Tirarás teu alimento da terra com o suor de teu
rosto”. Com isso lhe fizestes do trabalho uma obrigação, a fim de que exercite sua inteligência pela procura dos meios de preencher as suas necessidades e o seu bem-estar; uns pelo trabalho manual, outros pelo trabalho intelectual. Sem o trabalho, ficaria estacionário e não poderia pretender alcançar a felicidade dos Espíritos superiores. Auxiliais o homem de boa vontade que se confia a vós para obter o necessário, mas não aquele que encontra prazer no vício de gastar o tempo inutilmente, que gostaria de tudo obter sem esforço, nem o que procura o desnecessário. 
Quantos são os que caem vencidos por sua própria culpa, por seu
descuido, sua imprevidência ou sua ambição, e por não quererem se
contentar com o que lhes destes. Estes são os que fazem a sua própria desgraça  e não têm o direito de se lamentar, já que são punidos naquilo  mesmo em que pecaram. Apesar disso, nem a estes abandonais, pois sois infinitamente misericordioso; vós lhes estendeis a mão em socorro desde que, como o filho pródigo , retornem sinceramente a vós. 
Antes de nos lamentar da nossa sorte, perguntemo-nos se ela não
é obra nossa. Perguntemo-nos se a cada infelicidade que nos chega não dependia de nós evitá-la, e consideremos também que Deus nos deu a inteligência para nos tirar do lamaçal e que depende de nós fazer bom uso dela.
Uma vez que na Terra o homem se acha submetido à lei do trabalho, dai-nos a coragem e a força de cumpri-la. Dai-nos também a prudência, a previdência e a moderação, para que não venhamos a perder os seus frutos.
Dai-nos, Senhor, nosso pão de cada dia, ou seja, os meios de adquirir, pelo trabalho, as coisas necessárias à vida, pois ninguém tem o direito de reclamar o desnecessário.
Se o trabalho nos é impossível, confiamo-nos à vossa Divina Providência. Se está em vossa vontade nos provar pelas mais duras privações, apesar de nossos esforços, nós as aceitamos como uma justa expiação das faltas que tenhamos cometido nesta vida ou numa outra anterior, pois sois justo. Sabemos que não há sofrimentos que não sejam merecidos e que nunca há punições sem causa. Preservai-nos, meu Deus, de invejar aqueles que possuem o que não temos, e nem mesmo invejar os que têm o excessivo quando nos falte o necessário. Perdoai-lhes, se esquecem a lei da caridade e de amor ao próximo que lhes ensinastes. 
Afastai também de nós o pensamento de negar vossa justiça, ao ver a prosperidade do mau e a infelicidade que, por vezes, aflige o homem de bem. Graças às novas luzes que nos destes, sabemos agora que vossa justiça sempre se cumpre e não falha com ninguém, porque a prosperidade material do mau é tão transitória e passageira quanto a sua existência corporal, e que terá que passar por reencarnações dolorosas, enquanto a alegria reservada àqueles que sofrem com resignação será eterna. 
Perdoai nossas dívidas como nós as perdoamos àqueles que nos devem! – Perdoai nossas ofensas como nós perdoamos àqueles que nos ofenderam!
Cada uma de nossas infrações às vossas leis, Senhor, é uma ofensa que vos fazemos, e uma dívida contraída que cedo ou tarde será
preciso resgatar. Solicitamos o perdão de vossa infinita misericórdia e vos prometemos empregar nossos esforços para não contrair novas dívidas.
Na caridade, nos ensinastes a maior das leis; mas a caridade não
consiste somente em amparar ao semelhante na necessidade; consiste também no esquecimento e no perdão das ofensas. Com que direito reclamaríamos vossa indulgência, se nós mesmos não usássemos dela para com aqueles dos quais temos do que nos queixar?
Dai-nos, meu Deus, a força para apagar em nossa alma todo o
ressentimento, todo o ódio e todo o rancor. Fazei com que a morte não nos surpreenda com nenhum desejo de vingança no coração. Se for de vossa vontade nos retirar hoje mesmo da Terra, fazei com que possamos nos apresentar diante de vós puros, libertos de ódios, como o Cristo, cujas últimas palavras foram de perdão em favor dos seus martirizadores.
As perseguições que os maus nos fazem suportar são parte das
nossas provas terrenas. Devemos aceitá-las sem lamentações, como todas as outras provas, e não amaldiçoar aqueles que com suas maldades nos dão a oportunidade de perdoar-lhes, abrindo-nos o caminho da felicidade eterna, já que nos dissestes pelo ensinamento de Jesus: Bem-aventurados os que sofrem pela justiça! Bendigamos a mão que nos fere e nos humilha, porque sabemos que as angústias do corpo fortalecem nossa alma, e seremos glorificados em nossa humildade.
Abençoado seja o vosso nome, Senhor, por nos teres ensinado que
nossa sorte  não está irrevogavelmente fixada após a morte. Que
encontraremos em outras existências os meios de resgatar e reparar nossas faltas passadas, e de cumprir, em uma nova vida, o que não pudemos fazer nesta para o nosso adiantamento.
Assim se explicam todas as desigualdades aparentes da vida terrena. É a luz lançada sobre nosso passado e nosso futuro o sinal evidente de vossa soberana justiça e de vossa bondade infinita.
Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!
Dai-nos, Senhor, a força para resistir às sugestões dos maus Espíritos que, inspirando-nos maus pensamentos, tentam nos desviar do caminho do bem. Somos Espíritos imperfeitos, encarnados na Terra para expiar nossas faltas e melhorar-nos. A principal causa do mal está em nós mesmos, e os maus Espíritos apenas se aproveitam de nossas más inclinações e vícios para nos tentar.
Cada imperfeição é uma porta aberta à influência deles, conquanto
são impotentes e renunciam a qualquer tentativa contra os seres perfeitos. Se não tivermos vontade firme e determinada para praticar o bem e renunciar ao mal, tudo o que fizermos para afastá-los será inútil. Portanto, precisamos direcionar nossos esforços para combater as nossas más inclinações e os nossos vícios; então, os maus Espíritos naturalmente se afastarão, porque é o mal que os atrai, enquanto o bem os repele. Senhor, sustentai-nos em nossa fraqueza; inspirai-nos, pela voz de nossos anjos guardiães e pelos bons Espíritos, a vontade de corrigir nossas imperfeições a fim de impedir aos Espíritos impuros o acesso à nossa alma.
Senhor, como sois a fonte de todo o bem, não criais nada de mau,
não podendo, por isso, o mal ser obra vossa. Nós mesmos o criamos ao desprezar as vossas leis, e pelo mau uso que fazemos do livre-arbítrio que nos destes. Quando os homens cumprirem vossas leis, o mal desaparecerá da Terra, como já desapareceu em mundos mais avançados. A prática do mal não é uma necessidade fatal ou irresistível para ninguém, e apenas parece irresistível àqueles que nela se satisfazem. Se temos a vontade de fazer o mal, podemos também ter a de fazer o bem.
Senhor, meu Deus, é por isso que pedimos vossa assistência e a dos
bons Espíritos para resistir à tentação.
Assim seja!

Aos anjos guardiães e aos espíritos protetores

Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é
assistir os homens e conduzi-los ao bom caminho, sustentai-me nas provas desta vida; dai-me a força para suportá-las sem lamentações; desviai de mim os maus pensamentos e fazei com que eu não me afine com nenhum dos maus Espíritos que tentarem me induzir ao mal. Iluminai minha consciência sobre meus defeitos e tirai de sobre meus olhos o véu do orgulho que poderia me impedir de os distinguir para os combater em mim mesmo.
Vós, ..., meu anjo guardião, que velais mais particularmente por mim, e todos vós, Espíritos protetores que vos interessais por mim, fazei com que eu me torne digno de vossa benevolência. Conheceis minhas necessidades, que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus.

Para afastar os maus Espíritos:

Em nome de Deus Todo-Poderoso, que os maus Espíritos se
afastem de mim e que os bons me sirvam de proteção contra eles!
Espíritos malévolos, que inspirais aos homens maus pensamentos;
Espíritos trapaceiros e mentirosos, que os enganais; Espíritos zombeteiros, que brincais com a credulidade deles, eu vos afasto com todas as forças de minha alma e fecho os meus ouvidos às vossas sugestões; mas imploro para vós a misericórdia de Deus.
Bons Espíritos que generosamente me amparais, dai-me a força para resistir à influência dos maus Espíritos e as luzes necessárias para não ser enganado por suas artimanhas. Preservai-me do orgulho e da vaidade; afastai de meu coração o ciúme, o ódio, a malevolência e todo sentimento contrário à caridade, que são outras tantas portas abertas aos Espíritos maus.

Para corrigir um defeito:

Vós me destes, meu Deus, a inteligência necessária para distinguir
o bem do mal. Portanto, a partir do momento que reconheço que algo é mau, sou culpado por não me esforçar por lhe resistir.
Preservai-me do orgulho que poderia me impedir de perceber meus
defeitos, e dos maus Espíritos que poderiam me incentivar a continuar com esses defeitos. Entre minhas imperfeições, reconheço que sou particularmente inclinado à..., e se não resisto a esse arrastamento, é pelo hábito que contraí de ceder.
Vós não me criastes culpado, pois sois justo, mas com uma disposição igual para o bem e para o mal; se segui o mau caminho, foi pelo uso do meu livre-arbítrio. Mas, assim como tive a liberdade de fazer o mal, tenho a de fazer o bem e, por conseguinte, tenho a de mudar o meu caminho.
Meus defeitos atuais são restos das imperfeições que conservo de
minhas existências anteriores. São o meu pecado original, do qual posso me livrar por minha vontade e com a assistência dos bons Espíritos.
 Bons Espíritos que me protegeis, e vós, meu anjo guardião, dai-me a força para resistir às más sugestões e de sair vitorioso da luta.
Os defeitos são barreiras que nos separam de Deus e cada defeito
eliminado é um passo no caminho que deve me aproximar d'Ele.
O Senhor, em sua infinita misericórdia, dignou-se em me conceder
a existência atual para que ela servisse para o meu adiantamento.
Bons Espíritos, ajudai-me para que eu a aproveite, a fim de que ela
não se torne perdida para mim e, quando Deus dela me retirar, eu saia melhor do que entrei.

Para resistir a uma tentação:

Deus Todo-Poderoso, não me deixeis ceder à tentação que me leva
a cair em erro. Espíritos benevolentes que me protegeis, desviai de mim este mau pensamento e dai-me a força para resistir à sugestão do mal. Se eu não resistir, terei merecido a expiação de minha falta nesta vida e em outra, pois sou livre para escolher.

Ação de graças pela vitória obtida sobre uma tentação:

luta que acabo de sustentar contra o mal. Fazei com que esta vitória
me dê a força para resistir a novas tentações. E a vós, meu anjo guardião, eu vos agradeço pela assistência que me destes. Que possa minha submissão aos vossos conselhos tornar-me digno de merecer novamente vossa proteção.

Para pedir um conselho:



Em nome de Deus Todo-Poderoso, bons Espíritos que me protegeis, inspirai-me a melhor resolução a tomar na incerteza em que me encontro. Dirigi meus pensamentos para o bem e desviai-me da influência dos que tentarem me desencaminhar.

Nas aflições da vida:

Deus Todo-Poderoso, que vedes nossas misérias, dignai-vos escutar, favoravelmente, a súplica que vos dirijo neste momento. Se meu pedido for inconveniente, perdoai-me; se for útil e justo a vossos olhos, que os bons Espíritos, que executam vossa vontade, venham em minha ajuda para sua realização.
Como quer que seja, meu Deus, que vossa vontade seja feita. Se
meus desejos não forem atendidos, é que é da vossa vontade provar-me, e eu me submeto sem queixas. Fazei com que eu não desanime nem desencoraje e que nem minha fé e nem minha resignação sejam abaladas. (Fazer o pedido em seguida.)

Ação de graças por um favor obtido:

Deus, infinitamente bom, que vosso nome seja abençoado pelos
benefícios que me concedestes. Eu seria indigno se os atribuísse ao acaso dos acontecimentos ou ao meu próprio mérito. Bons Espíritos, que fostes os executores da vontade de Deus, e
sobretudo a vós, meu anjo guardião, eu vos agradeço. Desviai de mim a ideia de orgulhar-me pelo que recebi e de não aproveitar os benefícios recebidos somente para o bem.
Eu vos agradeço especialmente por... (Citar o favor recebido.)

Ato de submissão e de resignação:

Meu Deus, sois soberanamente justo; todo sofrimento na Terra deve, pois, ter sua causa e sua utilidade. Aceito a aflição que me atormenta como uma expiação por minhas faltas passadas e uma prova para o futuro. Bons Espíritos que me protegeis, dai-me a força para suportá-la sem lamentações. Fazei com que seja para mim uma advertência salutar; que aumente minha experiência, que combata em mim o orgulho, a ambição, a tola vaidade e o egoísmo; que contribua assim para o meu adiantamento.

Diante de um perigo iminente:

Deus Todo-Poderoso, e vós, meu anjo guardião, ajudai-me! Se devo
desencarnar, que a vontade de Deus seja feita. Se for salvo, que o resto de minha vida repare o mal que fiz e do qual me arrependo.

Na hora de dormir:
O sono é o repouso do corpo; o Espírito, porém, não tem necessidade de repouso. Enquanto os nossos sentidos físicos estão
adormecidos, a alma se liberta em parte da matéria e assume o domínio de suas capacidades espirituais. O sono foi dado ao homem para a reposição das forças orgânicas e das forças morais. Enquanto o corpo recupera as energias  que perdeu pela atividade no dia anterior, o Espírito vai fortalecer-se entre outros Espíritos. As idéias que encontra ao despertar, em forma de intuição, ele as obtém do que vê, do que ouve e dos conselhos que lhe são dados. Equivale ao retorno temporário do exilado à sua verdadeira pátria, como um prisioneiro momentaneamente libertado.Mas, tal como acontece a um prisioneiro perverso, acontece o
mesmo ao Espírito que, nem sempre, aproveita esses momentos de

liberdade para seu adiantamento. Se tem maus instintos, ao invés de
procurar a companhia dos bons Espíritos, procura a dos maus, seus
semelhantes, e vai visitar os lugares onde pode dar livre curso à suas más tendências.
Que aquele que esteja consciente desta verdade eleve o seu
pensamento a Deus no momento em que sentir a aproximação do
sono. Que peça conselhos aos bons Espíritos e àqueles cuja memória lhe seja cara, a fim de que possa juntar-se a eles no curto intervalo que lhe é concedido e, ao despertar, ele se sentirá mais forte contra o mal, com mais coragem contra as infelicidades.
Prece
Minha alma vai se encontrar por instantes com outros Espíritos. Que aqueles que são bons venham me ajudar com seus conselhos. Meu anjo guardião, fazei com que ao despertar eu conserve uma durável e salutar impressão desse convívio.


Na previsão da morte próxima:


Meu Deus, eu acredito em vós e na vossa bondade infinita. É por
isso que não posso acreditar que destes ao homem a inteligência para vos conhecer e a aspiração pelo futuro para, depois, lançá-lo no nada. Acredito que meu corpo é apenas o envoltório perecível de minha alma e que, quando tiver cessado de viver, acordarei no mundo dos Espíritos.
Deus Todo-Poderoso, sinto os laços que unem minha alma a meu
corpo romperem-se e que logo vou ter que prestar contas do uso que fiz da vida enquanto encarnado.
Vou sofrer as conseqüências do bem e do mal que fiz. Lá não haverá mais ilusão, nem mais desculpas possíveis, todo o meu passado vai se desenrolar diante de mim e serei julgado segundo minhas obras. Nada levarei dos bens da Terra. Honrarias, riquezas, satisfações da vaidade e do orgulho, enfim, tudo o que se prende ao
corpo vai ficar na Terra. Nem a menor parcela me seguirá e nada
disso me será útil no mundo dos Espíritos. Levarei comigo apenas
o que pertence à alma, ou seja, as boas e as más qualidades que
serão pesadas na balança da mais rigorosa justiça. Serei julgado
com tanto maior severidade quanto mais minha posição na Terra
me tenha dado o maior número de ocasiões para fazer o bem que
não fiz. Deus de Misericórdia, que o meu arrependimento chegue até vós! Dignai-vos a estender sobre mim o manto da vossa indulgência. Se é de vossa vontade prolongar minha existência, que seja empregada para reparar, tanto quanto estiver ao meu alcance, o
mal que pratiquei. Se minha hora é chegada, levo o consolador
pensamento de que me será permitido resgatar as minhas faltas
em novas provas, a fim de merecer um dia a felicidade dos eleitos.
Se não me é dado imediatamente o gozo dessa felicidade pura,
que pertence somente ao justo por excelência, sei que a esperança não me está perdida e que com o trabalho atingirei o objetivo,
mais cedo ou mais tarde, conforme meus esforços.
Sei que os bons Espíritos e meu anjo guardião estarão lá, perto de mim, para me receber; em breve eu os verei, como eles me
vêem. Sei que encontrarei aqueles que amei na Terra,  se o tiver
merecido, e aqueles que deixo virão, um dia, me reencontrar para
estarmos reunidos para sempre e, enquanto isso, poderei vir visitá-los. Também sei que vou encontrar aqueles a quem ofendi. Possam eles perdoar-me pelo que têm a me censurar: meu orgulho, minha dureza, minhas injustiças, e que eu não me envergonhe na
presença deles! Perdoo àqueles que me fizeram ou quiseram me fazer mal na Terra; não levo nenhum ódio contra eles e rogo a Deus que os perdoe.
Senhor, dai-me a força para deixar sem lamentações as alegrias grosseiras deste mundo, que não são nada perto das alegrias
puras do mundo onde vou entrar! Lá, para o justo, não há mais
tormentos, sofrimentos, misérias; apenas o culpado sofre, mas resta-lhe sempre a esperança.
Bons Espíritos, e vós, meu anjo guardião, não me deixeis fracassar neste momento supremo. Fazei brilhar aos meus olhos a
divina luz, a fim de reanimar minha fé se ela vier a abalar-se.


Por alguém que esteja em aflição:


Meu Deus, cuja bondade é infinita, dignai-vos em suavizar a amargura da situação de ..., se assim for a vossa vontade.
Bons Espíritos, em nome de Deus Todo-Poderoso, eu vos suplico
para ampará-lo(a) nas suas aflições. Se, no seu interesse, elas não puderem lhe ser poupadas, fazei-o(a) compreender que elas são necessárias para o seu adiantamento. Dai-lhe a confiança em Deus e no futuro e elas se tornarão menos amargas. Dai-lhe também a força de não se entregar ao desespero, que lhe faria perder os frutos do seu sofrimento e tornaria sua posição futura ainda mais difícil. Conduzi meu pensamento até ele(a), e que eu o(a) ajude a manter sua coragem.

Ação de graças por um benefício concedido aos outros:

Meu Deus, sede bendito pela felicidade que chegou a ... Bons Espíritos, fazei que nisso ele(a) sinta uma felicidade, um efeito da bondade de Deus. Se o bem que lhe chega é uma prova, inspirai-lhe
o pensamento de fazer um bom uso e de não tirar vantagem disso, a fim de que esse bem não resulte em seu prejuízo para o futuro.
Vós, meu bom Espírito que me protegeis e desejais minha felicidade, afastai de mim todo o sentimento de inveja e de ciúme.

Por nossos inimigos e por aqueles que nos querem mal:

Meu Deus, eu perdoo a ... o mal que me fez e o que quis me fazer,
como desejo que me perdoeis e que ele(a) também me perdoe pelos
erros que eu possa ter cometido. Se o(a) colocastes no meu caminho como uma prova, que vossa vontade seja feita.
Senhor, meu Deus, desviai de mim a ideia de o maldizer e de todo o
desejo malévolo contra ele(a). Fazei com que eu não sinta nenhuma alegria com as infelicidades que o(a) possam atingir, nem inveja pelos benefícios que ele(a) receber, a fim de não manchar minha alma com pensamentos indignos de um cristão.
Senhor, que vossa vontade possa, ao estender-se sobre ele(a), conduzi-lo(a) a melhores sentimentos para comigo!
Bons Espíritos, inspirai-me o esquecimento do mal e a lembrança
do bem. Que nem o ódio, nem o rancor, nem o desejo de pagar-lhe o mal com o mal penetrem no meu coração, pois o ódio e a vingança são próprios só dos maus Espíritos, encarnados e desencarnados! Que, ao contrário, eu esteja pronto para lhe estender a mão fraterna, ao lhe pagar o mal com o bem, e auxiliá-lo(a), se isso estiver ao meu alcance!
Desejo, para provar a sinceridade de minhas palavras, que a ocasião de lhe ser útil me seja dada; mas, meu Deus, preservai-me de fazê-lo por orgulho ou vaidade, impondo-lhe uma generosidade humilhante, o que me faria perder o fruto de minha ação, porque, nesse caso, eu mereceria que essas palavras do Cristo me fossem aplicadas: Já recebestes a vossa recompensa.


Ação de graças pelo bem concedido aos nossos inimigos:



Meu Deus, em vossa justiça, decidistes alegrar o coração de ... Eu

vos agradeço por ele(a), apesar do mal que ele(a) me fez ou que procurou fazer. Se ele(a) se aproveitar disso para me humilhar, eu o aceitarei como uma prova para a minha caridade.
Bons Espíritos que me protegeis, não deixeis que eu sinta por isso
nenhum desgosto. Desviai de mim a inveja e o ciúme que rebaixam. Inspirai-me, ao contrário, a generosidade que eleva. A humilhação está no mal e não no bem, e sabemos que, cedo ou tarde, a justiça será feita a cada um, segundo suas obras. 


Pelos inimigos do Espiritismo:


Senhor, vós nos dissestes nas palavras de Jesus, vosso Messias:
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor à justiça; perdoai aos vossos inimigos; orai por aqueles que vos perseguem. E Ele mesmo nos mostrou o caminho ao orar por seus martirizadores.
Seguindo o exemplo de Jesus, Meu Deus, suplicamos vossa misericórdia para aqueles que desconhecem vossas divinas leis, as únicas que podem assegurar a paz neste mundo e no outro. Como o Cristo, nós também dizemos: Perdoai-lhes, Pai, pois eles não sabem o que fazem.
Dai-nos a força para suportar com paciência e resignação suas
zombarias, injúrias, calúnias e perseguições como provas de nossa fé e de nossa humildade; desviai-nos de todo o pensamento de vingança, pois a hora de vossa justiça chegará para todos, e nós a esperaremos ao nos submeter à vossa santa vontade.

Prece por uma criança que acaba de nascer:

Espírito que estais encarnado no corpo de nosso filho, sede bem vindo entre nós. Deus Todo-Poderoso que o enviastes, sede bendito.
É um depósito que nos é confiado e do qual deveremos prestar
contas um dia. Se ele pertence à nova geração de bons Espíritos que
devem povoar a Terra, obrigado, Senhor meu Deus, por esta graça! Se é uma alma imperfeita, nosso dever é ajudá-la a progredir no caminho do bem pelos nossos conselhos e pelos nossos bons exemplos. Se cair no mal, por nosso erro, responderemos diante de vós, visto que não teremos cumprido nossa missão junto dele.
Senhor, sustentai-nos na nossa tarefa e dai-nos a força e a vontade
de cumpri-la. Se esta criança deve ser um motivo de provas para nós, que vossa vontade seja feita!
Bons Espíritos que a orientastes para o nascimento, e que deveis
acompanhá-la durante a vida, não a abandoneis. Afastai dela os maus Espíritos que tentarão levá-la a praticar o mal. Dai-lhe a força para resistir às suas sugestões e a coragem para suportar com paciência e resignação as provas que a esperam na Terra. 


Por um agonizante:


Deus poderoso e misericordioso, eis aqui uma alma que está
prestes a deixar o seu corpo para retornar ao mundo dos Espíritos, sua verdadeira pátria. Que o possa fazer em paz. Que vossa misericórdia se estenda sobre ela.
Bons Espíritos que a acompanhastes na Terra, não a abandoneis
neste momento supremo. Dai-lhe a força para suportar os últimos sofrimentos que ela deva passar na Terra para seu adiantamento futuro. Inspirai-a, para que ela se arrependa de suas faltas nos últimos clarões de inteligência que lhe restam, ou que possa vir a ter momentaneamente. Dirigi meu pensamento, de modo a tornar-lhe menos difícil o trabalho da separação, para que, ao deixar a Terra, ela leve consigo as consolações da esperança.


Por alguém que acaba de desencarnar:


Deus Todo-Poderoso, que vossa misericórdia se estenda sobre a
alma de ..., que acabais de chamar para vós. Possam as provas que
enfrentou na Terra lhe serem consideradas, e nossas preces suavizar e encurtar as penas que ele(a) ainda tenha que suportar na Espiritualidade!
Bons Espíritos que o(a) viestes receber e, principalmente, vós que sois seu anjo guardião, ajudai-o(a) a livrar-se da matéria; dai-lhe a luz e a consci-
ência de si mesmo(a), a fim de tirá-lo(a) da perturbação que acontece quando da passagem da vida corporal à vida espiritual. Inspirai-lhe o arrependimento das faltas que tenha cometido e o desejo que lhe seja permitido repará-las, para apressar seu adiantamento em direção à eterna bem-aventurança.
..., acabas de reentrar no mundo dos Espíritos e, apesar disso, estás aqui presente entre nós; tu nos vês e nos ouves, pois apenas deixaste o corpo material, que logo será reduzido a pó. Deixaste a capa grosseira da carne, sujeita às adversidades e à morte, e apenas conservaste o corpo etéreo, imperecível e inacessível aos sofrimentos da Terra. Já não vives mais pelo corpo, vives a vida do
Espírito, e essa vida está isenta das misérias que afligem a Humanidade.
Não tens mais o véu que oculta aos nossos olhos os esplendores
da vida futura. Podes, agora, apreciar as novas maravilhas, ao passo que nós ainda estamos mergulhados nas trevas. Vais percorrer o espaço e visitar os mundos com inteira liberdade, enquanto nós rastejaremos penosamente na Terra, onde nosso corpo material nos retém, semelhante para nós a um fardo pesado. O horizonte do Infinito vai se desenrolar diante de ti e, na presença de tanta grandeza, compreenderás o vazio, o nada de nossos desejos
terrenos, de nossas ambições materiais e das alegrias fúteis às quais os homens se entregam.
A morte é, para os homens, não mais do que uma separação material de alguns instantes. Do exílio, onde ainda nos retêm a vontade de Deus e os deveres que temos a cumprir na Terra, nós te seguiremos pelo pensamento, até o momento em que nos seja permitido nos reunirmos, como tu estás reunido com aqueles que te precederam.
Se não podemos ir até onde estás, tu podes vir até nós. Vem, até
os que te amam e que tu amas; ampara-os nas provas da vida; vela
pelos que te são queridos. Protege-os segundo o teu poder; suaviza lhes os desgostos pelo pensamento de que estás mais feliz agora, e dando-lhes a consoladora certeza de que estarão um dia reunidos a ti num mundo melhor No mundo em que estás, todos os ressentimentos terrenos devem se extinguir. Que possas, de agora em diante, para a tua felicidade futura, estar inacessível a isso! Perdoa, pois, àqueles que não foram justos para contigo, como te perdoam aqueles junto aos quais procedeste mal.
Tratando-se de uma criança, o Espiritismo nos ensina que não é
um Espírito de criação recente, mas um que já viveu e que pode já ser bem adiantado. Se sua última existência foi curta, é que ela era apenas um complemento da prova, ou devia ser uma prova para os pais.


Pelas pessoas a quem tivemos afeição:


Dignai-vos, Senhor, meu Deus, a acolher favoravelmente a prece
que vos dirijo pelo Espírito de ...; fazei-lhe sentir vossas divinas luzes e tornai-lhe fácil o caminho da felicidade eterna. Permiti que os bons Espíritos levem até ele(a) minhas palavras e meu pensamento.
Tu, que me foste tão querido(a) neste mundo, escuta minha voz que
te chama para te dar uma prova da minha afeição. Deus permitiu que tu fosses libertado primeiro; eu não devo me lamentar, seria egoísmo; seria ver-te, ainda, sujeito às penalidades e aos sofrimentos da vida. Espero, com resignação, o momento de nos juntarmos no mundo mais feliz onde tu chegaste antes.
Sei que nossa separação é apenas temporária, e, por mais longa
que ela possa me parecer, sua duração se apaga diante da felicidade
eterna que Deus promete aos eleitos. Que sua bondade me preserve de fazer algo que possa retardar esse instante desejado, e que assim me poupe a dor de não te encontrar ao sair de meu cativeiro terreno. Como é doce e consoladora a certeza de que há entre nós apenas um véu material que te oculta à minha vista! Que podes estar aqui, ao meu lado, a me ver e a  me ouvir como antigamente, e melhor ainda que antigamente, que não me esqueças mais e que eu mesmo não te esqueça; que nossos pensamentos não parem de se confraternizar, e que o teu me siga e me sustente sempre.
Que a paz do Senhor esteja contigo!

Pelas almas sofredoras que pedem preces:

Deus clemente e misericordioso, que vossa bondade se estenda
sobre todos os Espíritos que se recomendam às nossas preces e
especialmente sobre a alma de ...
Bons Espíritos, que tendes no bem sua única ocupação, rogai comigo para alívio deles. Fazei luzir aos seus olhos um raio de esperança, e que a divina luz os ilumine quanto às imperfeições que os afastam da morada dos felizes. Abri seus corações ao arrependimento e ao desejo de se purificarem para apressar seu adiantamento. Fazei-os compreender que, por seus esforços, podem encurtar o tempo de suas provas.
Que Deus, em sua bondade, lhes dê a força de perseverar em suas
boas resoluções!
Que estas palavras benevolentes possam suavizar suas penas, ao
lhes mostrar que há na Terra seres que deles se compadecem e que
desejam sua felicidade.


Por um inimigo morto:


Senhor, vós que chamastes antes de mim a alma de ... Eu lhe perdoo o mal que me fez e as más intenções que teve para comigo. Possa ele(a) disso se arrepender, agora que não tem mais ilusões deste mundo.
Que vossa misericórdia, meu Deus, se estenda sobre ele(a), e afastai
de mim o pensamento de me alegrar com sua morte. Se tive faltas para com ele(a), que me perdoe, como eu perdoo as que cometeu para comigo.


Por um criminoso:


Senhor, Deus de Misericórdia, não abandoneis este criminoso que
acaba de deixar a Terra; a justiça dos homens pôde atingi-lo, mas não o isentou da vossa, se seu coração não foi tocado pelo remorso.
Tirai a venda que lhe oculta a gravidade de suas faltas; possa seu
arrependimento encontrar graças diante de Vós e aliviar os sofrimentos de sua alma! Possam também nossas preces e a intervenção dos bons Espíritos lhe trazer a esperança e a consolação; lhe inspirar o desejo de reparar suas más ações em uma nova existência e lhe dar a força de não fracassar nas novas lutas que empreenderá!
Senhor, tende piedade dele!


Por um suicida:


Sabemos, Senhor, meu Deus, o destino reservado àqueles que
violam vossas leis ao encurtar voluntariamente seus dias; mas sabemos também que vossa misericórdia é infinita: dignai-vos estendê-la sobre a alma de ... Possam nossas preces e vossa piedade suavizar a amargura dos sofrimentos que suporta por não ter tido a coragem de esperar o fim de suas provas.
Bons Espíritos, cuja missão é ajudar aos infelizes, tomai-o sob vossa
proteção, inspirai-lhe o arrependimento por sua falta, e que vossa
assistência lhe dê a força para suportar com mais resignação as novas provas que terá de passar para repará-la. Afastai dele os maus Espíritos que poderiam levá-lo novamente para o mal e prolongar seus sofrimentos, fazendo-o perder o fruto de suas futuras provas.
Vós ..., cuja infelicidade é o motivo das nossas preces, que possa nossa compaixão suavizar a amargura e fazer nascer em vós a esperança de um futuro melhor! Esse futuro está em vossas mãos; confiai-vos à bondade de Deus, cujos braços sempre estão abertos a todos os arrependimentos, e só permanecem fechados aos corações endurecidos. 

Pelos Espíritos arrependidos:


Deus de Misericórdia, que aceitais o arrependimento sincero do

pecador, encarnado ou desencarnado, eis um Espírito que tinha prazer em praticar o mal, mas que reconhece seus erros e entra no bom caminho; dignai-vos, meu Deus, a recebê-lo como um filho pródigo e perdoar-lhe.
Bons Espíritos cuja voz ignorou, ele quer vos escutar de agora em
diante; permiti-lhe entrever a felicidade dos eleitos do Senhor, a fim de que persista no desejo de se purificar para alcançá-la; sustentai-o em suas boas resoluções e dai-lhe a força para resistir aos seus maus instintos.
Espírito de ..., nós te felicitamos por tua modificação e agradecemos aos bons Espíritos que te ajudaram! Se no passado tinhas prazer em fazer o mal, é que não compreendias o quanto é doce a alegria de fazer o bem; também te sentias indigno para alcançá-lo. Mas, desde o instante em que colocaste o pé no bom
caminho, uma nova luz se fez para ti; começaste a experimentar uma felicidade desconhecida, e a esperança entrou em teu coração. É que Deus sempre escuta a prece do pecador arrependido; Ele não recusa nenhum daqueles que O buscam.
Para entrar completamente na graça do Senhor, esforça-te de agora
em diante para não mais praticar o mal, mas em fazer o bem e em reparar o mal que fizeste; então, terás satisfeito a justiça de Deus; as tuas boas ações apagarão as tuas faltas passadas. O primeiro passo está dado; agora, quanto mais avançares, mais o caminho parecerá fácil e agradável. Continua, pois, e um dia terás a glória de estar entre os bons Espíritos, os Espíritos bem-aventurados.


Pelos Espíritos endurecidos:


Senhor, dignai-vos a lançar um olhar de bondade aos Espíritos imperfeitos que ainda estão nas trevas da ignorância e vos desconhecem, e especialmente sobre o de ... Bons Espíritos, ajudai-nos a lhe fazer compreender que, ao induzir os homens ao mal, ao obsediá-los e ao atormentá-los, ele prolonga seus próprios sofrimentos; fazei com que o exemplo da felicidade que desfrutais
seja um encorajamento para ele.
Espírito que te satisfazes ainda com o mal, vem ouvir a prece que
fazemos por ti; ela te provará que desejamos te fazer o bem, embora faças o mal. És infeliz, pois é impossível ser feliz fazendo o mal; por que permanecer sofrendo quando depende de ti deixar de sofrer? Olha os bons Espíritos que te cercam; vê como são felizes. Não seria mais agradável para ti desfrutar da mesma felicidade?
Dirás que isso é impossível, mas nada é impossível àquele que quer,
pois Deus te deu, como a todas as suas criaturas, a liberdade de escolher entre o bem e o mal, ou seja, entre a felicidade e a infelicidade. Ninguém está condenado a fazer o mal; se tens a vontade de fazê-lo, podes também ter a de fazer o bem e de ser feliz. Volta teus olhos para Deus; eleva somente por um instante até
Ele teu pensamento, e um raio de sua divina luz virá te iluminar. Dize conosco estas simples palavras: Meu Deus, eu me arrependo, perdoai-me. Experimenta o arrependimento e faze o bem ao invés de fazer o mal, e verás que logo a sua misericórdia se estenderá sobre ti e que um bem-estar desconhecido virá substituir as angústias que experimentas.
Uma vez que tiveres dado um passo no bom caminho, o resto dele
te parecerá fácil. Compreenderás, então, quanto tempo perdeste de
felicidade devido à tua falta. Porém, um futuro radioso e cheio de
esperança se abrirá diante de ti, e esquecerás teu miserável passado,
cheio de problemas e torturas morais, que seriam para ti o inferno se devessem durar eternamente. Chegará o dia em que essas torturas serão tão terríveis que, a qualquer preço, pedirás para fazê-las cessar; quanto mais demorares para decidir, mais isso te será difícil. Não acredites que ficarás sempre no estado em que te achas. Não, isso é impossível; tens diante de ti dois caminhos: um é o de sofreres muito mais do que sofres agora, o outro é o de seres feliz como os bons Espíritos que estão ao redor de ti. O primeiro é inevitável, se persistires na tua teimosia; um simples esforço de tua vontade basta para te livrar do mal que te aflige. Apressa-te, pois, porque cada dia de atraso é um dia perdido para a tua felicidade.
Bons Espíritos, fazei com que estas palavras encontrem acolhida
junto a essa alma ainda atrasada, a fim de que a ajudem a se aproximar de Deus. Nós vos pedimos em nome de Jesus Cristo, que teve um grande poder sobre os Espíritos maus.

Pelos doentes:


Senhor, sois todo justiça. A doença que me aflige, eu a devo merecer, visto que nunca há sofrimento sem causa. Entrego-me para minha cura à vossa infinita misericórdia; se for de vossa vontade me restituir a saúde, que vosso santo nome seja abençoado; se, ao contrário, ainda devo sofrer, que seja abençoado do mesmo modo; submeto-me sem lamentar às vossas divinas leis, pois tudo o que fazeis tem apenas por objetivo o bem de vossas criaturas.
Fazei, meu Deus, que esta doença seja para mim uma advertência
salutar e me permita fazer uma análise sobre mim mesmo; aceito-a como uma expiação do passado e como uma prova para minha fé e minha submissão a vossa santa vontade.

Pelos obsediados:


Prece (para o obsediado orar)
Meu Deus, permiti aos bons Espíritos me libertarem do Espírito
maléfico que se ligou a mim. Se é uma vingança que ele exerce pelos males que eu lhe tenha feito no passado, vós o permitis, meu Deus, para minha punição, e eu suporto a conseqüência da minha falta. Possa meu arrependimento merecer vosso perdão e minha libertação! Mas, qualquer que seja o seu motivo, imploro para ele a vossa misericórdia; dignai-vos facilitar-lhe o caminho do progresso que o desviará do pensamento de fazer o mal. Possa eu, de minha parte, retribuir-lhe o mal com o bem e conduzi-lo a melhores sentimentos. Mas também sei, meu Deus, que são as minhas imperfeições que me tornam acessível às influências dos Espíritos imperfeitos. Dai-me a luz necessária para reconhecê-las; combatei, em mim, o orgulho que me cega em relação aos meus defeitos. Como ainda sou imperfeito, uma vez que um ser maléfico pôde me
escravizar!
Fazei, meu Deus, com que este golpe desferido em minha vaidade
me sirva de lição para o futuro; que me fortaleça na resolução que tom de me purificar pela prática do bem, da caridade e da humildade, a fim de opor, de agora em diante, uma barreira às más influências.
Senhor, dai-me forças para suportar com paciência e resignação,
sem lamentações, esta prova que, como todas as outras, deve servir
para o meu adiantamento, uma vez que me dá a ocasião de mostrar
minha submissão e de exercer minha caridade para com um irmão infeliz, ao lhe perdoar o mal que me tenha feito.


Prece (pelo obsediado)
Deus Todo-Poderoso, dignai-vos de me dar o poder de livrar ... do
Espírito que o obsedia; se está na vossa vontade pôr fim a esta prova, concedei-me a graça de falar, com autoridade, a esse Espírito. Bons Espíritos, que me assistis, e vós, anjo guardião de ..., prestai-me vossa colaboração; ajudai-me a livrá-lo(a) do fluido impuro com o qual está envolvido(a).
Em nome de Deus Todo-Poderoso, eu ordeno ao Espírito malévolo
e atormentador que se retire. 

Prece (pelo Espírito obsessor)
Deus infinitamente bom, eu imploro vossa misericórdia para o Espírito que obsedia ..., fazei-lhe entrever as divinas luzes, a fim de que veja o falso caminho que está trilhando. Bons Espíritos, ajudai-me a fazê-lo compreender que tem tudo a perder ao fazer o mal, e tudo a ganhar ao fazer o bem.
Espírito que vos satisfazeis em atormentar ..., escutai-me, pois eu
vos falo em nome de Deus. Se quiserdes refletir, compreendereis que o mal não pode se impor sobre o bem, e que não podeis ser mais forte do que Deus e os bons Espíritos. Eles poderiam preservar ... de todo golpe de vossa parte; se não o fizeram, foi porque tinha uma prova a suportar. Mas quando essa prova tiver acabado, vos tirarão toda ação sobre ele; o mal que lhe fizestes, ao invés de prejudicá-lo, servirá para o seu adiantamento, e com isso somente
será mais feliz; assim, vossa maldade terá sido em vão, e se voltará contra vós.
Deus, que é Todo-Poderoso, e os Espíritos superiores, seus
mensageiros, que são mais poderosos do que vós, poderão, pois, colocar fim a essa obsessão quando o quiserem, e vossa insistência se quebrará diante dessa suprema autoridade. Mas porque Deus é bom, quer vos deixar o mérito de cessá-la por vossa própria vontade. É uma oportunidade que vos é concedida; se não a aproveitardes, sofrereis as suas dolorosas conseqüências; grandes castigos e cruéis sofrimentos vos esperam; sereis forçados a implorar sua piedade e as preces da vossa vítima, que já vos
perdoou e ora por vós, o que é um grande mérito aos olhos de Deus e apressará a libertação dela.
Refleti, enquanto ainda há tempo, visto que a justiça de Deus se
abaterá sobre vós como sobre todos os Espíritos rebeldes. Pensai que o mal que fazeis neste momento terá forçosamente um fim, enquanto, se persistirdes em vossa teimosia, vossos sofrimentos aumentarão sem cessar.
Quando estivestes na Terra, não teríeis achado absurdo sacrificar
um grande bem por uma pequena satisfação momentânea? Ocorre o
mesmo agora que sois Espírito. Que ganhais com o que fazeis? O triste prazer de atormentar alguém, o que não vos impede de ser infeliz, e que, por mais que afirmeis o contrário, vos tornará mais infeliz ainda. Ao lado disso, vede o que perdeis: olhai os bons Espíritos que vos rodeiam, e vede se sua sorte não é preferível à vossa? A felicidade de que desfrutam será também vossa quando o quiserdes. O que é preciso para isso? Implorar a Deus, e fazer o bem ao invés de fazer o mal. Sei que não podeis vos transformar de repente; mas Deus não pede o impossível; o que Ele quer é a boa vontade. Tentai, e nós vos ajudaremos. Fazei com que logo possamos dizer em vosso favor a prece pelos Espíritos arrependidos e não mais vos colocar na categoria dos maus Espíritos, ao esperar que possais estar entre os bons.
Obs:  A cura das obsessões graves requer muita paciência,
perseverança e devotamento. Exige também tato e habilidade para
conduzir ao bem Espíritos freqüentemente muito perversos, endurecidos e astuciosos, e entre eles há os que são rebeldes em último grau. Na maior parte dos casos, é preciso se guiar conforme as circunstâncias; mas, qualquer que seja o caráter do Espírito, um fato é certo: não se obtém nada pela violência ou ameaça; toda influência está na ascendência moral. Uma outra verdade, igualmente constatada pela experiência, assim como pela lógica, é a completa ineficiência dos exorcismos, fórmulas, palavras sacramentais, amuletos, talismãs, práticas exteriores ou sinais materiais quaisquer. A obsessão, quando muito prolongada, pode ocasionar desequilíbrios na saúde, e, por vezes, requer um tratamento simultâneo ou consecutivo, seja magnético ou médico, para restabelecer a saúde do organismo. A causa sendo destruída, resta combater os efeitos.

(Consulte O Livro dos Médiuns, Cap. 23, Obsessão. E a Revista Espírita, edições de fevereiro e março de 1864, abril de 1865: Exemplos de curas de obsessões.)






































Nenhum comentário:

Postar um comentário